Capela do Senhor da Pedra

Uvas
11/10/2016
A idéia central da seção Lugares do blog é a de encontrar cantinhos escondidos, longe das tradicionais atrações que você pode encontrar em qualquer outro blog, queremos mostrar lugares novos ou lugares já conhecidos mas vistos através de um novo ponto de vista.

Viajar é uma da

Capela do Senhor da Pedra


Essa capela provavelmente não é conhecida pela maioria dos leitores e fica há apenas 15Km do centro do Porto, na praia de Miramar, freguesia de Gulpilhares, Vila Nova de Gaia . Pode-se se chegar aqui de trem, bastando para isso descer na estação de Miramar e caminhar por cerca de 15 minutos. É uma construção bastante singular, erguida sobre um rochedo batido pelo mar.
A construção, à partir de uma planta centrada de forma hexagonal, data do ano de 1686. O seu interior possui três retábulos em talha policroma e dourada de influência Rococó, e um púlpito de madeira. De salientar a imagem do Senhor da Pedra – um Cristo Crucificado. O culto popular ao Senhor da Pedra manifesta-se através da Romaria do Domingo da Santíssima Trindade e é considerada uma das maiores e das mais carismáticas do concelho. No entanto, são muitos os que visitam o local durante todo o ano. A praia e a alameda do Senhor da Pedra são motivos adicionais para visita e lazer.

1 Comentário

  1. Selma Saraiva diz:

    Ricardo e Fabricia,

    Adorei a ideia de vocês de, escrever, adicionar fotos e divulgar lugares pouco conhecidos pela maioria. Assim poderei, mesmo de longe, acompanhar os vossos passos nesse país que escolheram para viver.

    Vou acompanhar com atenção e curiosidade as vossas postagens.

    Muito linda a Capela do Senhor da Pedra, que me fez lembrar da Igreja da Boa Viagem, em Icarai – Niteroi.

    Ainda vou conhecê-la.

    Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *